Páscoa e natal são festas pagãs?

imageMas afinal, devemos comemorar a páscoa? E as outras festas religiosas?

Esta semana recebi um e-mail me perguntando se devemos comemorar a páscoa ou qualquer outra festa religiosa como o Natal, se elas estão tão paganizadas o que devemos fazer?

A realidade do mundo é outra de centenas e milhares de anos atrás, mas uma coisa não mudou, o dinheiro é sempre dinheiro.

Preguiça de ler? Então ouça!

imageA páscoa é uma festa de rito Judaico que celebra a saída do povo do cativeiro no Egito. Celebra com o sacrifício do cordeiro que significa que o Anjo da Morte do Senhor poupou a vida do servo.

Esta festa, esta comemoração é apenas se você for judeu. Caso contrário, se não for um convidado ou um judeu, não há o porque comemorar.

Já a tradição Cristã, enxerga a páscoa como o martírio de Jesus que se sacrifica no local do cordeiro para salvar e remir dos pecados o mundo, e a sua ressureição 3 dias depois.

Ao Cristão que desejar guardar este dia, sinta-se a vontade. Entenda o seu significado e não pratique sacrifícios nem oferendas.

E você que não acredita em nada, “ateuzão” de coração. Não faça nada ou faça um churrasco neste dia, não importa, não fará diferença!

Mesmo na época de Jesus, o Cristo, esta data era comemorada mais como uma data comercial que uma data religiosa. Isso porque o sistema religioso da época não respeitava nem compreendia mais a tradição.

imageOs animais a serem sacrificados, deveriam ser comprados por criadores “credenciados” e o ritual de sacrifício era pago, u seja, aquele que não tivesse dinheiro não podia fazer sua oferta expiatória e sofria amarguras por isso.

Era triste e doloroso às pessoas que não podiam, por conta de dinheiro, praticar aquilo que o sistema ensinou e obrigou que fosse feito desde que eles se conheciam por gente.

Era doloroso na alma, não no corpo. E bem sabemos que uma dor emocional pode muito bem se transformar em uma dor física.

E assim ainda hoje é a mesma coisa.

São festas religiosas, quermesses e muitas vendas. O comercio religioso se expande cada vez mais e mais, que eu já vi, pessoas cuja a fé era tamanha pela religião que seguia, que a dor causada por não poder participar de uma festa única e exclusivamente por falta de dinheiro, ficou marcada  na face e no olhar.

Triste verdadeiramente.

Isso, o filho do Homem, o salvador que se sacrificou, disse apenas:

Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Mateus 12:7

Mesmo 2.000 anos após proferir estas palavras, o sistema ainda não reconhece a grandeza que ela ensina e pede.

As confraternizações serão sempre bem vindas ao espírito, a união entre as pessoas, as festas, seja natal, páscoa ou apenas um pequeno e simples aniversário. São sempre bem vindas, elas alegram o coração e aquecem a alma.

Uma festa, uma confraternização é oferecida sempre em honra ao convidado, é a alegria em partilhar a própria alegria e aquilo que temos que representa a vida, o alimento, com as demais pessoas.

Congregar uns com os outros, esta é a razão de uma confraternização.

Quando falo de festa, não estou aqui dizendo FARRA! De um desenfreamento total das responsabilidades individuais. Mas da saudável e harmônica convivência.

Os limites entre o certo e errado estão dentro de nós e não fora.

O que é errado é comemorar por razões erradas, seja financeiras, sejam religiosas ou por status.

Sim, as razões religiosas, dos sistema religioso, é uma obrigação. Não é feito de coração. Portanto, não tem valor, é irrelevante.

imageMas quando feito pelo simples fato de se confraternizar, de alegrar e dar alegria, aí você tem um valor.

A relação ovos de páscoa se devemos dar ou não ás crianças, este é um conceito individual, mas gostaria de lembrar que isto também interfere na educação dos filhos, mas é como eu disse, individual.

Se tem costume, dê, apenas ensine o verdadeiro valor da páscoa e o verdadeiro sentido do natal assim como as comemorações juninas e todas as festas e ações de graça.

Meu recado sobre a páscoa é este. Boa semana pascoal a todos!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.